Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lesões em atletas de Handebol

 Bem galera, trago esse post aqui pelo simples fato das lesões nos atormentarem e tirarem o nosso sono.
 O handebol é um esporte de muito contato, velocidade, potência, resistência e agilidade. E por esse motivo o aparecimento de lesões é frequente, seja por excesso de esforço, quedas, traumas, movimentos repetitivos, etc.
 Estudos mostram que lesões nos ombros são os mais graves e persistentes, mas não são os mais frequentes, sendo joelhos, tornozelos e mãos as partes corporais mais afetadas.

 Boa parte de lesões poderiam ser evitadas se algumas precauções fossem tomadas. Abaixo segue os cuidados necessários.
 Alongamento: Músculos tensos e rígidos são mais propensos a lesões do que músculos bem trabalhados ao nível  de flexibilidade. Antes de sua atividade física principal dedique alguns minutos a exercícios de flexibilidade, como alongamento e uma corrida de leve. Isso deixará seu músculo mais descontraído e "preparado" para futuras lesões.
 Evitar excessos: Se você é daqueles que gostam de passar dos limites do corpo, pare e pense. Excesso de esforço é prejudicial para os músculos e articulações.
 Atenção em períodos fracos: Ao menor sinal de lesão tenha calma. Mais vale perder um dia de treino do que estar meses parado. Sem o devido cuidado uma dorzinha pode virar um grande problema no futuro. Procure um atendimento médico.
 Stress: Um atleta estressado com situações do dia-a-dia não suporta bem os esforços durante a atividade, ficando vulnerável ao surgimento de lesões.
 Calçado: Escolher o calçado certo para praticar a atividade é importante pois pode evitar lesões de tornozelo. Um tênis de tamanho certo para os seus pés, que seja confortável e que dê estabilidade e segurança é o ideal para evitar problemas.




  Mesmo tomando os cuidados necessários, não podemos evitar torções, fraturas, etc. O certo é procurar um médico imediatamente. Em uma situação de entorse, podemos não sentir muita dor devido ao corpo estar quente, mas ao esfriar os problemas vem em dobro.
 Sou prova disso, em um jogo torci meu joelho. Por estar com o corpo aquecido não senti muita dor e deixei pra lá, mas na hora de dormir senti dores intensas e dias sem andar normalmente. Só aí que eu procurei atendimento médico. E muitos atletas amadores fazem a mesma coisa, deixam pra lá, só que as consequências futuras serão piores.


 Por isso galera muito cuidado com o seu corpo. Uma lesão não tratada pode nos afastar do esporte. fiquem atentos.

Um comentário:

  1. Po...xow di boola mulecão...na proxima manda uma di futebool!! kkkkkkkkkkkkkkkk
    zoa

    ResponderExcluir